BRINCANDO E APRENDENDO
BRINCANDO E APRENDENDO

 

 

 

Sugestões de Jogos:

1)- Quebra-cabeça com figuras

Objetivo:
Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise e síntese visual.

Procedimentos:
Selecionar figuras, que as crianças achem interessantes na revista recortá-las, colá-las em uma cartolina ou papel cartão, em seguida determinar as formas como serão divididas e recortadas em alguns pedaços. Em seguida a proposta é brincar de montar novamente as figuras encaixando as peças no lugar certo.



2)- Dominó dos números e quantidades

Objetivo:
Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças;
Desenvolver a concentração.


Procedimentos:
O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças  observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.


3)- Jogo da memória com frutas,

Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação.

Procedimento:
Recortar quadrados no tamanho 15X15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas,  escolhidas pelas crianças. As figuras devem ser  confeccionadas em pares. Além de desenhar e pintar o material é muito divertido de brincar.                          



4)- Boliche

Objetivo:
Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.


Procedimento:
Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a seqüência numérica de 1 a 12.
Ao apresentar o jogo os alunos irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do numero de garrafas que foram derrubadas.
 

5)- Piãozinho;

Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.

Procedimento:
Fazer canudinhos com revista, depois enrolá-los no palito de churrasco, colando-o próximo ao lado pontiagudo.
 

Sugestões de brincadeiras:


1)- Cobra-cega

Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.

Procedimento:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega, esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda ao comando da educadora começara andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo. 

 Produção de massinha;

Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer a massinha com farinha de trigo, demonstrando todas as etapas para as crianças, em seguida dividir entre elas a massinha, pedindo-lhes que façam uma escultura para que possamos deixar secando para expormos para nossos familiares.